Está tudo nos números !

Depois de uma semana corrida, nada melhor que relaxar no final de semana. Vai ai uma indicação para saber um pouco mais sobre ciência de dados em casa, no seu sofá com direito a pipoca e tudo mais. O documentário “Prediction by the numbers” ou “Está tudo nos números” da Netflix é uma excelente pedida.

SINOPSE

A ciência das previsões não para de crescer. Este documentário explora a confiabilidade de estatísticas e algoritmos, e de como eles informam nossas vidas.

minhas impressões

Esse documentário de 53 minutos lançado em 2018 e dirigido pelo Daniel Mccabe, aborda os números do nosso dia-a-dia de uma forma educativa e fantástica. Na nossa rotina diária, somos expostos a uma série de números e estatísticas. De uma pesquisa de mercado a uma previsão do tempo da minha cidade, os números regem boa parte das nossas decisões. Você nunca levou o guarda-chuva pois a repórter do tempo disse que iria chover? Ou colocou um casaco pois iria ventar? Mas, como são feitas essas previsões? Que modelos mágicos, ops, estatísticos são esses?

Cena do documentário “Está tudo nos números”. Fonte: Documentário do Netflix

O documentário apresenta de uma forma didática, o impacto da estatística na vida moderna e o como eles funcionam. Principalmente na previsão do tempo e nos resultados eleitorais, demonstrando o porquê é cada vez mais difícil a previsão de eleições por exemplo. São demonstrados por exemplo como o Teorema de Bayes é utilizado na busca de pessoas perdidas no mar. Outros temas estatísticos também são abordados pelo documentário como por exemplo: Teorema do Limite Central, a Teoria da Probabilidade Moderna, simulações e pesquisas científicas.

TRAILER

Publicado por

Felipe Torres

Amo programação em Python e PHP, análises de dados, plotar gráficos em R e fazer páginas web, séries, livros, games, filmes e músicas. Traduzindo, aquele NERD nato rsrsrs. Sou motivado por desafios, nas horas vagas nunca nega uma roda de capoeira ao toque do berimbau ou uma partida de lolzinho.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.