UTIS ocupadas pelo COVID19 na bahia

Atualmente a Bahia tem 3045 leitos de UTI, entre públicos e privados, segundo conjunto de dados oficiais divulgados pelo Intercept (https://theintercept.com/document/2020/03/24/abin-2303/). O sistema público de saúde tem em média 5% de leitos de UTI disponíveis, e o sistema privado 20%(https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/03/sus-nos-estados-nao-tem-leitos-de-uti-contra-o-coronavirus.shtml). Segundo estudo do CEBES (Centro Brasileiro de Estudos em Saúde), o mapeamento da disponibilidade dos dados demonstram uma grande quantidade de regiões com nenhum ou um número abaixo do mínimo indicado para o enfrentamento da pandemia que é 10 leitos a cada 100 mil habitantes.

Mapeamento da disponibilidade de leitos de UTI no Brasil. Fonte: http://cebes.org.br/2020/03/estudo-mapeia-leitos-de-uti-respiradores-e-ocupacao-hospitalar-e-necessidades-do-sus-para-enfrentar-o-covid-19/

Considerando casos reais de COVID19 até 24/03, e o crescimento de 20% ao dia, a Bahia deverá ter por volta de 3090 casos em 13/04. Em média o COVID19 tem internado em UTI 5% dos infectados, então estimamos que 154 pessoas devem estar internadas em UTI na Bahia em 13/04, o que representará 5% das UTIS totais do estados, e em 21/04 serão 690 pessoas, o que representará 20% das UTIS totais, entre públicas e privadas. Sem UTIs a mortalidade poderá aumentar muito.

Estimativa de UTIs necessárias para o COVID19 na BAHIA, considerando casos reais até 24/03 e um crescimento de 20% ao dia, com 5% de internações por COVID19.

Esses números demonstram a urgência de diminuirmos e muito a velocidade de crescimento dos casos seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde e as melhores práticas de outros países.

Publicado por

Galdir

Desenvolvedor de Software e Pesquisador no CTAI/UFBA. Professor de Sistemas de Informação na UNIFACS Laureate. Doutorando em Mecatrônica na UFBA.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.