Qual a importância das dashboards no combate da covid-19?

Nesse mundo pandêmico que estamos vivendo, a importância da ciência de dados tem se evidenciado cada vez mais. Uma frase comum nessa área é que…

O futuro está nos dados, eles são fofoqueiros…

Autor desconhecido

No combate ao COVID-19 estamos percebendo que os dados deixaram de modificar apenas o futuro e está impactando muito o nosso presente. Principalmente no auxílio a tomada de decisão em diversas áreas, entre elas a saúde. Diariamente o ministério da saúde publica dados sobre os impactos do SARS-COV-2 no território brasileiro: ocupação hospitalar, quantidade de infectados, quantidade de mortes, número de curados, quantidade de projetos de pesquisa sobre a vacina e etc. A dificuldade de geração desses dados, compilação e divulgação em um país tão grande quanto o nosso é gigante. Porém todos esses dados só terão sentido, caso se relacionem e gerem informações para uma tomada de decisão no combate a essa pandemia.

Essa correlação de dados e interpretação é muito complexa por envolver uma série de fatores e variáveis que por desconhecimento ainda da doença não são reconhecidos como variáveis relevantes. Porém como compilar todos esses dados em um formato para uma tomada de decisão rápida? Será que gráficos e relatórios de 40 páginas ajudam nesse acompanhamento rápido? Imagino que não! Claro que não! Precisamos de algo mais visual, com uma interpretação rápida e de fácil acesso. Por conta disso, existe algo surgindo nessa pandemia com maior frequência que lives de famosos, as dashboards!

Dashboard do Ministério da Saúde para divulgação de dados sobre o COVID-19 e as SRAG (Síndromes Respiratórias Agudas Graves). Link para acesso: https://covid.saude.gov.br/

O que são as Dashboards?

Dashboards são painéis que mostram principais métricas para tomada de decisão rápida para algum problema específico. Normalmente elas são utilizadas para um rápido acompanhamento dessas métricas com um curto espaço de tempo em corporações públicas e privadas. Uma dashboard deve ser focada na resposta de uma única pergunta, por exemplo: Como está a evolução da pandemia de COVID-19 e SRAG no território nacional? (https://covid.saude.gov.br/). Porém, essa pergunta está longe de responder todas os questionamentos sobre a temática, sendo possível diversos monitoramentos e a criação de diversas Dashboards sendo algumas delas:

Na lista das sete Dashboards apresentadas nesse artigo já percebe-se uma série de informações de apoio a tomada de decisão que podem ser utilizadas para entender a doença e avaliar as medidas de combates. Dessa maneira, gestores públicos conseguem conduzir o enfrentamento a pandemia e interpretar o grande volume de dados gerados e publicados pelos diversos ministérios, secretarias e empresas. Como de costume, irei colocar alguns dos datasets que estão sendo utilizados como base para diversos desses Dashboards:

DADOS DE ISOLAMENTO SOCIAL (https://www.inloco.com.br/pt/)

DADOS DE CASOS NO BRASIL (https://covid19br.wcota.me/)

DADOS DIÁRIOS DO COVID-19 (https://github.com/turicas/covid19-br)

Publicado por

Felipe Torres

Amo programação em Python e PHP, análises de dados, plotar gráficos em R e fazer páginas web, séries, livros, games, filmes e músicas. Traduzindo, aquele NERD nato rsrsrs. Sou motivado por desafios, nas horas vagas nunca nega uma roda de capoeira ao toque do berimbau ou uma partida de lolzinho.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.