A CARREIRA DE ciência de DADOS, por onde seguir?

Frequentemente recebo uma pergunta recorrente no blog e nos comentários sobre a carreira de bancos de dados, nesse post vou responder algumas das mais frequentes.

Por onde começar a estudar ciência de dados?

Antes de começar a responder essa pergunta vou alertar que irei apresentar aqui o caminho que segui na minha formação. Esse com certeza não é o único, mas foi o que deu certo comigo. Vamos como Jack, por partes. Para justificar algumas decisões e caminhos, precisamos entender o que é a ciência de dados e como ela funciona enquanto área de pesquisa e carreira.

Ciência de dados é uma área interdisciplinar que se dedica ao estudo analítico dos dados.

Por se tratar de uma área interdisciplinar, é necessário que se desenvolva três áreas na carreira: Computação, Matemática / Estatística e área de conhecimento aplicado. Existem pessoas que criam para esse tipo de cenário a nomenclatura de “unicórnio”, pois é um processo árduo e constante o aprendizado de três áreas para uma atuação integrada. Acredite não são unicórnios mas seres humanos que se preparam para uma carreira interdisciplinar.

Fonte: https://miro.medium.com/max/1600/1*XB6ylfZMR757nF0l_zWFyw.png

Contando um pouco do caminho que deu certo comigo… sou formado em computação então, uma das três áreas evidentemente já tenho uma maior fluência, porém precisava aprimorar e aprender as outras duas.

No meio da minha graduação, comecei a realizar uma iniciação científica na Fiocruz, o que me aproximou muito de análise de dados biológicos. Para analisar esses dados precisei estudar a área de conhecimento que nesse caso foi genética e biologia molecular.

Segue abaixo um vídeo recente do nosso canal sobre o que é necessário para atuar com dados biológicos ou bioinformática.

Faltava então a estatística que até então só tinha visto na disciplina de “Estatística Básica” da faculdade. Comecei a ler muito sobre estatística e biologia, fazer cursos online em plataformas como o Coursera (https://pt.coursera.org/) e assisti muito, mais muito vídeos no Youtube.

Um belo dia recebi um email da Newsletter da Nature divulgando uma coletânea de todos os artigos de estatística da revista de forma Open e free. Depois desse momento comecei a estudar por eles o que melhorou muito as minhas skills de estatística. A coletânea foi essa aqui:

Link para coletânea https://www.nature.com/collections/qghhqm

Continuei a minha formação acadêmica com mestrado e doutorado o que melhorou muito minhas habilidades analíticas com problemas práticos. Afinal, ninguém merece aqueles problemas que só servem na cabeça de quem escreveu o livro hahahaahahaha.

Esse foi o meu caminho de evolução na área de ciência de dados e análise de dados. Nesse processo, alguns livros foram importantes para mim, vou listá-los abaixo:

ESTATística para leigos

Este livro é de fácil leitura e me ajudou a entender a estatística na prática.

Link para compra

Estatística: O que é, para que serve, como funciona

Este livro tem uma linguagem jovem e diversos exemplos do nosso cotidiano que ajudam a entender os conceitos e como aplica-los.

Link para compra

Use a Cabeça! Python

Se você gosta de aprender programação com bom humor esse livro é para você. Sou suspeito para falar dessa série pois acho a didática deles fantástica!

Link para compra

Introdução a Data Science

Esse livro da um norte sobre os diversos caminhos do data Science e um conhecimento introdutório. Recomendo muito ele.

Link para compra

Publicado por

Felipe Torres

Amo programação em Python e PHP, análises de dados, plotar gráficos em R e fazer páginas web, séries, livros, games, filmes e músicas. Traduzindo, aquele NERD nato rsrsrs. Sou motivado por desafios, nas horas vagas nunca nega uma roda de capoeira ao toque do berimbau ou uma partida de lolzinho.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.