a medicina evolui com a computação?

Hoje em dia se você quer saber se possui alguma pré disposição genética para algum tipo de doença, com um simples sequenciamento pode se saber muita coisa, inclusive a origem de seus ancestrais mas já se perguntou o que acontece com os dados do seu organismo? Isso mesmo seu organismo possui dados, não se engane posso saber muito de uma pessoa com um simples fio de cabelo, essas possibilidades reflete diretamente a ligação da ciência da computação com a biologia e a medicina.

O que seria do biomédico se não pudesse analisar grandes sequencias de dados biológicos, ou se o cardiologista não pudesse ver o ECG em tempo real quando se faz um teste ergométrico o famoso teste de esforço, o que seria do médico se em tempos de pandemia não existisse internet?

SIM, a medicina evolui! hoje o que mais ganha destaque na saúde é a inteligência artificial (IA).

Você já deve ter visto ou ouvido muito falar de Raio X não é mesmo? vamos pegar um exemplo atual da pandemia de covid-19, um dos meios de detectar covid-19 é um raio X do tórax. Veja o exemplo a baixo.

Professor do IFPR-Campus Pinhais desenvolve pesquisa para identificação de  COVID-19 em imagens de raio-x – Campus Pinhais
Os autores utilizaram métodos de extração de características das texturas das imagens e, por meio de um tipo de classificação que considera a hierarquia entre os microorganismos, o sistema criado conseguiu acertar aproximadamente 90% dos casos de COVID-19 na base de testes.

Você deve se estar perguntando o que uma IA faria com “fotos” do seu tórax, é ai que entra a jogada. Resumidamente tudo que está ligado a um computador é feito por zeros e uns, zeros e uns formarão pixels, e pixels formarão essas imagens, o olho humano não consegue analisar pixel a pixel mas um computador consegue. Uma boa inteligencia artificial consegue desenvolver um diagnostico mais preciso que um veterano da radiologia.

Já que estamos falando de dados, evolução e medicina já imaginou se Darwin, James Watson, Francis Crick tivesse conhecimentos em ciência da computação?

Publicado por

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.